Venha descobrir neste post sobre as maiores novidades da indústria 4.0 para o seu negócio!

Você está preparado para a Indústria 4.0

A indústria 4.0 transformou o cenário mercadológico e comercial. Por essa razão, muito se tem ouvido falar sobre a Quarta Revolução Industrial, que é caracterizada pelo conceito de fábricas inteligentes que se baseiam na integração de sistemas físicos e virtuais.

Nesse sentido, é importante mencionar as diversas tecnologias implementadas a fim de automatizar a rotina corporativa, intensificar os processos, aperfeiçoar procedimentos e, principalmente, reduzir o número de falhas presentes nos serviços de mão de obra humana.

Além disso, a ideia central da indústria 4.0 é motivar dispositivos revolucionários, bem como a inteligência artificial, internet das coisas, robótica, aperfeiçoamento de sensores e sistemas, automação, entre outros conceitos disponíveis no mercado tecnológico.

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você, empreendedor, as principais tecnologias geradas pela indústria 4.0.

Nas próximas linhas, você encontrará os sistemas extremamente utilizados dentro do ambiente corporativo. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post!

1. Robôs autônomos

De forma geral, a robótica é muito utilizada a fim de obter rotinas mais inteligentes e agilizar processos.

Afinal, os robôs estão se tornando mais autônomos, flexíveis, funcionais e cooperativos, capazes de gerar até mesmo produtos diversos, como disco flap, entre outros.

Com isso, os sistemas atuam lado a lado com os seres humanos, aprendendo os padrões a serem seguidos e melhorando continuamente os processos.

Além disso, é importante mencionar que os robôs custam menos do que a própria mão de obra humana.

Além do mais, vale destacar que eles são programados para se ajustarem automaticamente com a finalidade de potencializar o ciclo de produção.

Ou seja, os robôs contam com a capacidade de produzir rapidamente, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.

2. Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas (IoT) é caracterizada por dispositivos alimentados por sistemas de computadores integrados a tecnologia padrão. Em resumo, isso permite a integração de processos e a melhor comunicação.

Se sua empresa atua com alpinismo industrial, por exemplo, a internet das coisas permite a coleta de dados, auxiliando na tomada de decisões e no planejamento estratégico!

3. Simulação

A simulação é outro sistema muito utilizado nas indústrias. Basicamente, ela permite que os profissionais testem as configurações de dispositivos antes que as alterações sejam feitas no mundo físico.

Para simplificar, imagine produzir e alcançar processos em 3D? Então, é exatamente nisso que a simulação se baseia.

As simulações 3D oferecem a possibilidade dos fabricantes avaliaram as configurações das máquinas e sistemas antes de realmente aplicá-las.

4. Computação em nuvem

Por fim, a computação em nuvem é uma das maiores inovações da indústria 4.0. Nesse sentido, o uso de softwares e sistemas analiticos já são muito presentes na rotina empresarial.

Portanto, é possível compartilhar análises, dados e documentos em uma única plataforma, permitindo que cada vez mais processos sejam integrados. Isso vale até para informações específicas, como o desenvolvimento de moldes de injeção.

Além do mais, as informações relacionadas a produção permitem realizar um diagnóstico completo do ambiente interno e externo, contribuindo significativamente com a tomada de decisões.  E então, você já está preparado para as inovações da indústria 4.0? Conta pra gente!

* Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Fonte: site https://www.odebate.com.br – acessado em 30/08/2020