A Gestão do Conhecimento de seu Escritório

Por Marisa Golin da Cunha (*)

Todo o conhecimento gerado pelo Escritório de Advocacia, desde as peças produzidas, estudos realizados, contatos com os Clientes, gestão e controle dos processos e consultas, reuniões internas e externas, decisões tomadas estão em fácil acesso em seu Escritório e seria possível acessá-las com agilidade e segurança ?

Peter Druck, considerado o pai da Administração, dispõe que a  gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras para gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão no mercado.

Construir a Gestão do Conhecimento do Escritório requer o uso de Arquivo Virtual (Nuvem) e um Sistema de Controle Processual. Tendo essas duas ferramentas disponíveis, a implantação requer um plano de ação envolvendo disciplina e padronização de procedimentos para toda a Equipe.

O resultado obtido a  partir da adoção dessa metodologia oferece a  rápida disponibilização de todas a gama de informações geradas no Escritório e permite que o negócio, afora construir o seu conhecimento, também o retenha.

Um conjunto de informações de simples  acesso possibilita a tomada de decisões empresariais com segurança. Joseph Juran, um dos gurus da Gestão por Qualidade, afirmou que “Quem não mede não gerencia. Quem não gerencia não melhora.” Registrar e dispor de informações favorece, além da preservar no Escritório tudo o que foi ali produzido, igualmente permite a criação e existência de medidores que propiciarão a existência de um “Painel de Indicadores” para o Escritório.

O Capital Intelectual individualizado das pessoas e de toda a Equipe deve ser utilizado em benefício do Escritório e ficar a serviço do negócio como vantagem competitiva. E, atualmente, com a ampliação do trabalho em home office, mais importante ainda se faz a adoção de critérios e métodos de manutenção das informações, dados e conhecimento estruturados para a evolução, desenvolvimento e crescimento do Escritório.

(*) Sócia Fundadora da RESULTATO