Fragata e Antunes Advogados incentiva funcionários a dar ideias de aplicativos

Por Sérgio Rodas

Inspirado pela publicação de um artigo sobre intraempreendedorismo de autoria do diretor financeiro do escritório, Gilberto Santos, o Fragata e Antunes Advogados decidiu incentivar ideias inovadoras entre os seus funcionários. E criou, em 2021, o Projeto Click — concurso interno cujo nome remete à expressão “ter um click”, ter um estalo de imaginação. O programa incentiva empregados a desenvolver novos produtos e serviços.

Fragata e Antunes Advogados incentiva funcionários a dar ideias de aplicativos
Pixabay

Em sua primeira edição, o Click recebeu a inscrição de 12 projetos. Em primeiro lugar ficou o projeto batizado de App Spaces, destinado à reserva de espaços e comunicação entre as equipes, muito útil em tempos de pandemia e isolamento social. O segundo lugar ficou com o projeto Academia de Líderes Fragata e Antunes, para estímulo de formação de novos líderes no escritório.

“Por meio do App Spaces, é possível ao nosso colaborador reservar uma sala de reuniões ou uma mesa para passar o dia trabalhando no escritório, numa de nossas seis unidades próprias, informando ainda quais recursos de tecnologia e humanos precisará no espaço físico, otimizando o espaço de acordo com o protocolo para prevenção da Covid-19”, afirma Ricardo Alves, data protection officer (DPO) e head de tecnologia da banca.

Alves explica que esse aplicativo emite comunicados para todos os colaboradores sobre notícias relacionadas ao escritório, clientes, novidades, novos procedimentos, entre outras funções.

O aplicativo está integrado ao Painel Conecta, que concentra todos os softwares adotados pelo escritório, que permitem enviar e receber e-mails; peticionar a partir de um questionário inteligente; acompanhar transmissões ao vivo de eventos, assistir a vídeos de treinamento e capacitação, solicitar suporte; extrair relatórios de jurimetria; negociar acordos; fazer e receber ligações telefônicas e de videoconferência pela nuvem.

Permitem, ainda, solicitar o desenvolvimento de robôs e monitorar o funcionamento deles; acessar todos os softwares dos clientes e dos tribunais; requerer o protocolo de petições; acompanhar indicadores de prazos, audiências, publicações e tarefas e pesquisar jurisprudência, entre outras funções.

Com a pandemia de Covid-19, o Fragata e Antunes adotou o trabalho em regime de home office. Para aprimorar a comunicação, a banca criou uma “onepage”, conceito de legal design, dentro de seu principal software, com desenvolvimento inteiramente interno, que permite acesso aos demais sistemas, concentrando a autenticação dos usuários, afirma Andressa Barros, CEO do escritório.

“A nossa ‘onepage’ é um layout de apenas uma página com todas as informações necessárias, ordenadas de maneira estratégica e otimizada, permitindo que todos os mais de 400 colaboradores possam acompanhar indicadores, acessar outros softwares e fazer solicitações”, complementa Andressa.

De acordo com a executiva, essa concentração de acessos no App Spaces e Painel Conecta em uma única plataforma “permitiu a simplificação da rotina de trabalho de nossos colaboradores, com significativo aumento de produtividade”.

“Em pesquisas realizadas em 2021 e 2022, obtivemos excepcionais resultados de satisfação, inclusive com feedbacks positivos de nossos clientes”, aponta Andressa. Na pesquisa mais recente (março de 2022), que contou com a participação de 119 funcionários, o Painel Conecta foi bem avaliado, pois é considerado de fácil navegação, intuitivo, com conteúdo claro e design adequado. A nota média foi de 4,48 (máximo de 5).

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 12 de abril de 2022, 20h25