Entenda como aplicar uma boa gestão empresarial na advocacia

Você sabia que a gestão empresarial pode ser aplicada em diversas outras áreas, incluindo escritórios de contabilidade e advocacia?

Você sabia que a gestão empresarial pode ser aplicada em diversas outras áreas, incluindo escritórios de contabilidade e advocacia?

Alguns desses profissionais possuem dificuldade em abrir o seu próprio escritório e seguir carreira pelo fato de não saber por onde começar.

Contudo é essencial adotar boas práticas de gestão para ter um bom desempenho em seu escritório, principalmente na advocacia.

Sendo assim, se você deseja saber como aplicar boas práticas de gestão empresarial na advocacia, leia este artigo até o final.

Gestão empresarial nos escritórios de advocacia

Primeiramente, é importante dizer que a gestão empresarial é essencial para a produtividade e para o bom funcionamento do seu escritório de advocacia.

Contudo, a gestão empresarial vai além de ter um bom sistema de automação comercial, software ERP e emitir ordem de serviço.

Uma boa gestão empresarial tem como principal objetivo melhorar a produtividade e trazer vantagem competitiva para o seu escritório, além de facilitar o controle das ações internas e dos processos.

Além disso, a gestão empresarial nos escritórios de advocacia tende a fazer com que os advogados vejam o seu escritório como uma empresa séria, se preocupando com a produtividade e com os resultados.

Assim, para implantar a gestão empresarial no seu escritório de advocacia, você deve considerar os seguintes aspectos:

●       Planejamento estratégico;

●       Alinhamento de expectativas;

●       Delegação de tarefas;

●       Controle de estoques, entradas e saídas;

●       Transparência em todos os processos do escritório;

●       Relacionamento com o cliente;

●       Melhoria do padrão de qualidade de todos os serviços.

Importância da gestão empresarial na advocacia

Nesse sentido, aplicar a gestão empresarial no seu escritório de advocacia pode trazer diversos benefícios e vantagens.

O primeiro benefício é voltado para o bom funcionamento do escritório, cuidando dos processos internos, pessoas, finanças e estratégias.

Normalmente, as pessoas se preocupam com a imagem do escritório, esquecendo de cuidar do funcionamento e da fluidez dos processos.

Por isso, é muito importante fazer com que o seu escritório tenha um diferencial frente aos concorrentes, atraindo assim os clientes certos para a sua empresa.

Passo a passo para aplicar uma boa gestão empresarial na advocacia

Ditas as vantagens de aplicar a gestão empresarial na advocacia, vamos ao passo a passo de como aplicá-la em seu escritório e ter excelentes resultados.

Tenha um bom fluxo de caixa

Um dos aspectos da gestão empresarial na advocacia é o controle financeiro, e para isso, é necessário organizar o seu fluxo de caixa e controlar as suas finanças.

Sendo assim, organize todos os aspectos financeiros do seu escritório, como por exemplo, custos, despesas, pagamentos, investimentos, aplicações, honorários, dentre outros.

Organizar a parte financeira do seu escritório lhe possibilita criar indicadores para saber onde é possível economizar e onde será necessário aplicar mudanças, verificando a saúde financeira do seu trabalho.

Construa o seu planejamento estratégico

O segundo aspecto que deve ser considerado na gestão empresarial na advocacia é o planejamento, tanto tático quanto estratégico.

De modo geral, o planejamento tático está relacionado com as atividades do dia a dia, rotinas e tudo aquilo que é de curto prazo.

Já o planejamento estratégico vai além, definindo metas, objetivos, planos de ação, e aspectos internos e externos que influenciam o desempenho do seu escritório.

Conheça os seus stakeholders

Outro passo para aplicar a boa gestão empresarial na advocacia é conhecer os seus stakeholders, que são as peças essenciais para o funcionamento do seu escritório, como por exemplo:

●       Advogados que trabalham no escritório;

●       Clientes;

●       Parceiros;

●       Investidores;

●       Fornecedores.

Conhecer os stakeholders é essencial para poder estabelecer uma comunicação muito mais assertiva, melhorando o diálogo e estreitando as relações.

Além disso, saber quem são essas pessoas também lhe auxilia a melhorar continuamente por meio de feedbacks e opiniões, onde você pode identificar os seus pontos fracos e ameaças.

Invista em uma boa gestão de processos

Este é um dos pontos mais importantes de uma boa gestão empresarial, já que trata da peça-chave do seu escritório de advocacia.

Sendo assim, uma boa gestão de processos permite o controle de prazos, tal como o mapeamento do andamento dos processos, atualização de informações, rotinas manuais, dentre outros.

Dessa forma, investir em um bom sistema ERP pode lhe ajudar a controlar todos os seus processos e obter muito mais resultados e em muito menos tempo.

Invista em um bom software de gestão

E por falar em sistema ERP e automação comercial, trazer a tecnologia aliada a gestão empresarial pode elevar o nível do seu escritório de advocacia, colocando-o à frente dos seus concorrentes.

Sendo assim, invista em um sistema que controle todas as áreas do seu escritório e que também integre o compliance no seu ambiente de trabalho.

Conclusão

A gestão empresarial é fundamental para o bom funcionamento do seu escritório de advocacia, podendo elevar o seu negócio a outro nível.

Sendo assim, analise como está o seu escritório hoje e aplique as técnicas de gestão empresarial para transformar a sua realidade e ter vantagem frente aos concorrentes.

Fonte: https://www.jornaljurid.com.br/noticias/entenda-como-aplicar-uma-boa-gestao-empresarial-na-advocacia – acesso em 05/08/2021