Controladoria Jurídica nos Escritórios de Advocacia

control4

Flávia Angelini
flavia@resultato.com.br

O Escritório de Advocacia deve ter sua administração e controles pautados na excelência da circulação de seus serviços. O escritório, hoje, é um negócio e uma atividade econômica organizada que deve passar a ser tratado como uma empresa.

São preocupantes e de urgentes soluções as dificuldades que encontramos no cotidiano dos escritórios de advocacia, tais como: a ineficiência do corpo jurídico, a perda de prazos ou falhas técnicas, falta de colaboradores em momentos estratégicos, relatórios incompletos e inexpressivos, e, poderíamos continuar a elencar várias outras fragilidades. Para romper com tais situações, apresentamos a CONTROLADORIA JURIDICA!

A Controladoria Jurídica é a gestão unificada de seus processos, visualiza o todo, deixando-o homogêneo e o controlando. É a ferramenta para seu escritório dispor de respostas a todas essas dificuldades.

Então você questiona: – mas o que abrange a gestão unificada na chamada CONTROLADORIA JURÍDICA ?

Consiste em implantar um novo departamento, a Controladoria Jurídica, que estará à frente das soluções das diversas situações encontradas no dia a dia com a gestão operacional da produção jurídica, possibilitando a empresa Jurídica facilidade de acesso ao cliente, agilidade e qualidade no serviço advocatício prestado.

A centralização dos controles jurídicos permite maior capacidade produtiva em volume e técnica. Um dos grandes resultados positivos de uma Controladoria Jurídica é a redução do número de advogados e colaboradores, porém, com a garantia da qualidade das peças produzidas e atendimento jurídico ao Cliente, já que toda movimentação que vai desde o controle das publicações, agendamento de prazos, obtenção de documentos, acompanhamentos, protocolo, arquivamentos, digitalizações, alimentação dos programas de gestão, entre outros, deixam de ficar a cargo do Advogado, facultando-lhe melhor excelência em sua produção, e assim, um maior sucesso jurídico.

A adoção da Controladoria Jurídica resulta em uma aumento entre 100 a 300% da capacidade produtiva de cada advogado ou núcleo de trabalho, advindo, então, a redução de custos, eliminação do retrabalho e aumento da rentabilidade do negócio.

Mas há ainda um questionamento a dirimir: “Essas ferramentas não seriam apenas para os grandes
escritórios? – E se sou pequeno AINDA…”

Isso mesmo! AINDA! As grandes empresas jurídicas, também assim iniciaram, e muitas enfrentaram grandes dificuldades no passado, uma vez que não existia a visão gerencial da atualidade.

Porém, hoje, os grandes são unânimes em afirmar que a chave de seu sucesso é a gestão unificada por meio de uma Controladoria.

Importante salientar que cada empresa jurídica conta com peculiaridades próprias, como tamanho, atuação, clientes, tipos de processos (físicos ou eletrônicos), Comarcas de tramitação, entre outros aspectos, e, sendo assim, a Controladoria Jurídica precisa ser implementada levando todos esses fatores em conta.

Chama-se a atenção que para a implantação da Controladoria Jurídica, não se faz necessária a contratação de novos colaboradores, já que como dissemos, nada mais é do que a unificação estratégica dos setores já existentes com a implementação com controles faltantes.

Salientamos que a RESULTATO já há cerca de 10 anos implementa e implanta em Escritórios de Advocacia o novo, saudável e rentável Setor que costumamos denominar de CONTROLADORIA JURÍDICA. Oferecemos toda a segurança e suporte técnico para uma transição perfeita.

Esta pronto para iniciar o projeto de sua empresa jurídica?

Já agendamos um horário especial rumo ao seu crescimento!

Seja bem-vindo ao SUCESSO!