Como competir contra os grandes escritórios?

Olá advogados e advogadas, temos uma pergunta a fazer: Como vocês conseguem competir com os grandes escritórios?

Já passou por sua cabeça que é possível, independente do seu estágio na carreira, que seu escritório possa estar no mesmo patamar que os gigantes da advocacia?

É uma tendência mundial os grandes escritórios se juntarem para formar grandes conglomerados.

Um exemplo foi a junção da Dentons e da Dacheng (chinesa) que criou um grupo com mais de 6.500 advogados atuando em 50 países por todo o mundo. Fusões como essas não são novidade no mundo dos negócios, mas começam a se tornar comuns em mercados mais estáveis, como o jurídico. Outro exemplo é a junção entre o Mallesons Stephen Jacques da Austrália e o King & Wood de Hong Kong.

As mega corporações tem cada vez mais dinheiro, mais recursos e mais profissionais. É lógico pensar que essa combinação de fatos possa trazer cada vez mais clientes e com isso mais dinheiro, mais lucro, certo?

photo-1418225162054-0f773a996f9e

Não necessariamente!

Se as grandes firmas gastarem muito mais do que ganham, o lucro vai embora. Qualquer gestor sabe que crescer pode ser complicado, se esse processo não for planejado. Problemas como falta de agilidade para mudanças e implementação de inovações são os desafios mais comuns a serem enfrentados.

Se a gestão de um pequeno ou médio escritório já é um desafio, imagine em um gigante desse tamanho?

É fácil imaginar que uma empresa desse porte use algum software de gestão, correto? Geralmente os mais caros. Mas e se esse sistema jurídico for inadequado e engessado? O tamanho das perdas pode ser igual ao porte do escritório.

Custos elevados com infraestrutura antiga, muitas vezes ocupando salas inteiras dos escritórios, processos desatualizados e outros exemplos de desperdício de recursos são exemplos de como a escolha errada de uma tecnologia pode ferir gravemente sua empresa.

E você, quer competir com esses Golias da Advocacia?

Então use tecnologia de ponta, ofereça novos serviços, com atendimento personalizado e customizado, preste um serviço fenomenal e principalmente, mostre agilidade nas mudanças. Fazer mais com menos é uma das estratégias mais eficazes para gestão de negócios, qualquer um.

Se os seus competidores são maiores que você, você precisa ser mais eficaz que eles. Vamos analisar o que cada item acima significa? Vamos a eles:

TECNOLOGIA DE PONTA: SUA MAIOR ALIADA.

Usar tecnologia não significa investir fortunas em sistemas e computadores caros. O estágio atual do conhecimento técnico permite que investimentos pontuais sejam feitos em áreas estratégicas, conseguindo bons resultados em pouco tempo.

Uma das formas mais comuns é o uso de software de gestão, que ajudam seu escritório a organizar suas rotinas diárias, gerenciando agendamentos e prazos, controlando os processos de seus clientes e o acesso a cada ficha.

A gestão dos clientes é importantíssima. Fazer o lançamento dos dados pessoais de cada contato, anexando documentos e informações bancárias e o controle financeiro de cada cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, é manter toda a informação que você precisa para advogar organizada, centralizada e acessível a qualquer momento.

Um software jurídico perfeito é o que melhor se encaixa no perfil de seu escritório. Teste o maior tempo possível o sistema que pretende usar, ele precisa ser completo mas sem ser complexo.

NOVOS SERVIÇOS, NOVOS NEGÓCIOS.

Oferecer novos serviços pode fazer com o que o escritório encontre novos clientes e novos mercados, portanto seja criativo.

Segundo o Professor Luis Fernando Rabelo, especialista em gestão de carreira de jovens advogados, “Os novos mercados são aqueles que criam uma demanda na área jurídica de forma rápida e inovadora, exigindo que profissionais ocupem estes espaços em curto espaço de tempo.” – você precisa estar atento ao que acontece no mundo ao seu redor e ser ágil. Essa é uma das principais vantagens de uma estrutura enxuta, a velocidade na tomada de decisões e mudanças de rumo.

Use isso a seu favor e chegue nos novos mercados antes. Áreas como o direito esportivo, Telecomunicações, Turismo e o Comércio Eletrônico são exemplos de novos mercados com demanda constante de novos profissionais. Principalmente para os antenados e em constante atualização.

IMAGEM PROFISSIONAL: SEJA VISTO COMO UM GRANDE.

Ser pequeno não significa ser amador.  Não importa seu tamanho ou do mercado em que atua, você poder passar a mesma imagem dos grandes escritórios.

Ter um bom material de divulgação começa com um logo e uma papelaria bem feitos, um website bem construído e atualizado, e o ambiente de sua empresa (e a postura dos funcionários) condizente com a imagem que quer construir na cabeça de seus clientes. Eles devem perceber no seu negócio a mesma qualidade que percebem nos maiores escritórios do mundo.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO E CUSTOMIZADO: CLIENTE FELIZ.

Novamente temos a ajuda da tecnologia. Atender bem seus clientes começa por conhecê-los bem. Captar e armazenar toda e qualquer informação relevante pode ser a diferença entre um ótimo atendimento e uma gafe imperdoável.

Não importa o tamanho das estruturas de CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) das grandes organizações, você pode, com o software correto, igualar as condições e ainda prestar um atendimento personalizado, algo difícil de ser alcançado por um escritório com milhões de processos. empregados e clientes.

atendimento ao cliente

Ofereça produtos e serviços mais customizados a quem quer lhe contratar, mostre que no seu escritório eles não são números, eles tem nome, personalidade, desejos e problemas que importam.

O contato pessoal que você oferecer vai ser um fator decisivo na escolha que o cliente vai fazer. Invista certamente em sistemas de gestão mas use eles a favor de quem confia nos seus serviços.

Criar esse cenário de atendimento personalizado só aumenta o nível de satisfação dos clientes. E que clientes satisfeitos aumentam a lucratividade do escritório porque estão inclinados a fazer novos negócios, indicar novos clientes, que vão fazer novos negócios e indicar outros clientes (se estiverem satisfeitos): Um ciclo virtuoso.

SERVIÇO SEM IGUAL, LUCRO COMO NUNCA.

Além de personalizado, seu serviço deve ser excepcional.  Grandes empresas tentam elevar a qualidade de seus serviços a um nível de excelência, mas poucas conseguem chegar no nível de personalização e contato que uma pequena empresa consegue, fazendo muito menos esforço.

Com raras exceções, as grandes corporações são obrigadas a padronizar o atendimento, processos devem ser seguidos a risca e os funcionários tem muito pouco espaço para serem criativos, isso tudo por conta da estrutura enorme.

Esse quadro dificulta e muito o atendimento personalizado, um a um, ideal para fidelizar os clientes. Use a estrutura menor de seu escritório, sendo cada vez mais ágil e flexível. Você e sua equipe, caso tenha uma, podem tomar as decisões de forma imediata, garantindo a satisfação de cada cliente. Concentre-se em resolver os problemas de seus clientes com agilidade e vai ver o resultado.

AGILIDADE NAS MUDANÇAS, NOVOS NEGÓCIOS À VISTA.

A agilidade talvez seja, nos tempos em que vivemos, um dos itens mais fundamentais. As grandes empresas lutam diariamente para melhorar seus processos de decisão e de implementação, porque são, em grande maioria, lentos e complexos.

Mesmo sendo muito inovadores, criar novos produtos e serviços pode levar meses, por conta de vários aspectos, todos eles inexistentes na sua empresa: processos antigos e ultrapassados, estrutura enorme e em cascata que dificulta as aprovações, entre outras.

agilidade

Aqui temos uma vantagem fundamental: use a sua agilidade para chegar antes, como dissemos acima. Ofereça, antes do que todos, os seus serviços, atualize logo seus processos, desburocratizando sua empresa e esteja sempre na frente do mercado. Você vai ficar surpreso quando os gigantes da advocacia tiverem que correr atrás de você.

Essa agilidade precisa ser usada em favor de sua advocacia. Pesquise e mantenha-se antenado com a novidades tecnológicas que podem ajudar seu negócio a ser melhor a cada dia. Fique por dentro das tendências, como os sistemas de gestão 100% online e ferramentas digitais de presença digital.

Um escritório organizado com gestão profissional, independente do tamanho, não fica devendo nada aos maiores e melhores do mundo.

 

Fonte: site promad.adv.br