5 benefícios na implementação de uma Controladoria Jurídica

Por Mariana Pereira Barcelos

O alcance de resultados positivos e seguros na condução de processos judiciais e de demandas jurídicas em geral é viabilizado, em diversos pontos, pela Controladoria Jurídica.

A Controladoria Jurídica é responsável pela gestão administrativa do Escritório e/ou do Departamento Jurídico, lidando com o acompanhamento de prazos e publicações, produção de relatórios gerenciais com análise de resultados, realização de protocolos e alimentação de sistemas dos Clientes, além de uma gama de tarefas correlatas à administração das demandas. Assim, a atuação da Controladoria Jurídica não é meramente operacional, mas sim, estratégica.

Nesse sentido, é possível listar 5 benefícios obtidos por meio da implementação da Controladoria Jurídica:

1. Redução de erros e aumento da segurança no cumprimento de prazos;

2. Gerenciamento de riscos na gestão do contencioso e de demais demandas jurídicas;

3. Otimização da eficácia no atendimento jurídico (melhora experiência do Cliente);

4. Alavancagem de resultados financeiros do Escritório/empresa através de indicadores, métricas e controles da operação, e;

5. Controle e otimização de procedimentos internos, viabilizando segurança, uniformidade e conformidade no cumprimento de demandas.

As empresas que possuem sua carteira de processos jurídicos acompanhada por um Escritório de Advocacia que conta com Controladoria Jurídica têm maior garantia quanto à condução e sucesso de seus casos.

Fonte: https://chenut.online/br/5-beneficios-na-implementacao-de-uma-controladoria-juridica/ – acesso em 17agosto2021