Quanto vale o tempo do Advogado ?

Por Marisa Golin da Cunha (*)

A delegação é uma técnica efetiva de gerenciamento na atividade jurídica que reduz o estresse e melhora a qualidade de vida de todos.

Nem todo o trabalho legal deve ser executado por um advogado, então distribua a carga de trabalho. A delegação pode ser uma habilidade difícil de ser adquirida, porque a maioria dos advogados foi educada a ser pessoalmente indispensável para todos os aspectos do processo, mas isso não é verdade.

Aprenda a delegar e se esforçar para ser eficaz nisso.

As tarefas de apoio em Escritórios de Advocacia se constituem em maior número do que as não delegáveis.

Portanto, delegue! Identifique em sua rotina quais as atividades que você realiza e verifique aquelas que não precisam necessariamente ser um Advogado a realizá-las. Este é um exercício que poderá ser praticado durante uma semana de registros: o resultado é surpreendente.

De posse da sua lista de realizações, faça a seguinte reflexão para cada uma das anotações: “essa atividade está gerando valor para o produto do Escritório?”.

Há dois tipos de atividades que não agregam valor:  aquelas que devem ser eliminadas e as que mesmo não gerando valor, devem ser realizadas. Essas últimas são, em geral, as atividades de apoio que podem e devem ser delegadas.

Advogado: o seu tempo é a sua riqueza, um insumo raro e perecível.

Convidamos os Advogados a conhecer o fluxo de valor de suas atividades. A RESULTATO constrói junto com os Escritórios caminhos para a economia do tempo e ganhos em produtividade.

Entre em contato para conhecer e melhorar sua performance com o nosso Modelo de Diagnóstico e oportunidade de Melhorias de seu Escritório de Advocacia ou Departamento Jurídico de Empresas.

(*) Marisa Golin da Cunha – Sócia RESULTATO (marisa@resultato.com.br)