II Curso Formação de Consultores

Em parceria com CEGENTE  

A RESULTATO, através de sua Sócia Fundadora, Economista e Advogada MARISA GOLIN DA CUNHA, é uma empresa de consultoria e assessoria gaúcha, com atuação nacional na gestão e na capacitação de  organizações empresariais e está trazendo a Porto Alegre (RS) o curso Formação de Consultores em parceria com o Centro de Estudos Gente (Cegente), empresa paulista especializada na gestão de pessoas, gestão do conhecimento e desenvolvimento de criatividade e inovação.

O curso terá início no dia 12 de fevereiro de 2011 na sede do Sindicato dos Engenheiros (SENGE-RS), na capital, com oito módulos, um sábado por mês, até o mês de setembro de 2011.

Porque fazer esse curso: A esperada expansão na economia brasileira criará oportunidades para empresas que tenham implantado modelos modernos de gestão e de tomada de decisões. Muitas empresas ainda não estão preparadas a participar deste processo e não terão tempo para esperar que seus profissionais se qualifiquem. Nesse momento o Consultor de Empresas poderá encontrar um promissor campo de trabalho. O Consultor é o profissional que diagnostica e formula soluções para problemas empresariais, que podem ter origem em qualquer área da empresa, seja ela de caráter eminentemente técnico ou operacional e administrativo.

Objetivo: Apresentar modelos práticos e consagrados de análise e de gestão para que com eles o consultor possa direcionar as empresas a se posicionarem adequadamente frente à concorrência e assim participem ativamente do momento de expansão que a economia está oferecendo.

Data: início em 12 de fevereiro de 2011.

Horário: aos sábados, das 8h00 às 17h00, com intervalo de 1 hora para almoço. Carga horária total de 64 horas. Um sábado por mês de aula.

Material: Certificado de presença, apostila com material apresentado em sala de aula e coffee-break no período da manhã e da tarde.

Valor: Matrícula de R$290,00 + 8 mensalidades de R$ 290,00 por pessoa.

Para inscrição à vista, 10% de desconto, até o dia 31 de dezembro.

Para Engenheiros associados ao SENGE-RS  em dia com a anuidade o desconto é de 10% de desconto até o dia 31 de janeiro de 2011.

Para Economistas registrados no CORECON/RS, e em dia com as anuidades, o desconto é de 10% de desconto até o dia 31 de janeiro de 2011.

Local: SENGE-RS – Avenida Érico Veríssimo, 960 – Menino Deus – Porto Alegre.

Informações e Inscrições: em Porto Alegre, na RESULTATO Projetos Empresariais:

– Site:  www.resultato.com.br
– Telefone: (51) 3779.8557
– Email: resultato@resultato.com.br

Programa:

12 de fevereiro – Técnicas de Consultoria

– Características do consultor
– Mercado de consultoria
– Formato da consultoria
– Prospecção de clientes
– Elaboração do Business Plan

19 de março – Gestão Comercial
– Estrutura organizacional
– Competência e desempenho
– Matriz de talendos
– Capital intelectual
– Agentes de mudanças

9 de abril – Gestão de Pessoas
– Bens e Serviços
– Política de preços
– Canais de distribuição
– Estratégias de comunicação
– Plano de marketing

14 de maio – Gestão da Produção
– Gestão de operações
– Processo de produção
– Planejamento de produção
– Estratégia de produção
– Ferramentas de qualidade

11 de junho – Comunicação Oral
– Comunicação eficaz
– Recursos visuais
– Preparação de uma apresentação
– Linguagem corporal

9 de julho – Gestão Financeira
– Fluxo de caixa
– Capital de Giro
– NIG – Necessidade de Investimento no Giro
– Indicadores Econômicos e Financeiros
– Captação e aplicação de recursos

13 de agosto – Gestão Estratégica
– Modelo SWOT
– Matriz de Crescimento de Igor Ansoff
– As Forças Concorrenciais de Michael Porter
– Matriz GE
– Matriz BCG

10 de setembro – Apresentação do Plano de Negócios
Avaliação do desempenho dos participantes por meio do desenvolvimento de um Plano de Negócios para uma empresa de consultoria. Por meio de uma banca formada por especialistas, os trabalhos serão discutidos e será avaliada a viabilidade de criação dessa empresa.

Prof. Paulo Roberto Lucas de Oliveira - Economista e consultor empresarial em planejamento e gestão estratégica de negócios. Graduado em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André – FEASA, pós-graduado em Administração Contábil e Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e mestre em Administração e Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto de Economia Criativa – IEC (OSCIP), Diretor do Cegente – Centro de Estudos Gente e Sócio-Diretor da LGM Consultoria. Atualmente coordena os cursos de pós-graduação em gestão de negócios nas Faculd ades Integradas Rio Branco onde também dá aulas de Gestão Organizacional e Plano de Negócios, é professor de Formação de Preço s e de Matemática Financeira nos cursos de pós-graduação em finanças na PUC e professor de Planejamento de Marketing e de Administração de Serviços no MBA executivo da FAAP.

Profa. Vivien Chivalski – Consultora organizacional, jornalista com especialização em Marketing e Comunicação Organizacional pela USP; ministra há mais de 20 anos palestras e seminários em especial nas áreas de Comunicação Corporativa, Comunicação Interna, Formação de Comunicadores, Redação Empresarial, Adaptação Cultural. É redatora e atua como jornalista empresarial analisando ferramentas e veículos de melhor alcance para diferentes públicos, como também implantando e gerenciando programas específicos de comunicação interna em organizações. Foi responsável pela condução de campanhas culturais e produção de livros, jornais, catálogos institucionais, textos empresariais, conteúdos eletrônicos. Profissional com vivência no exterior, participou de projetos em parceria com as universidades americanas de San Diego e Carolina do Sul. Na área organizacional, desenvolveu projetos e treinamentos em diversas organizações como Companhia Brasileira de Alumínio, Companhia Suzano de Papel e Celulose, BD, Correios, Ford Motor Company, Fundação Bradesco, Fosfértil, General Motors, IBM, Indiana Seguros, Leroy Merlin, Mercur, Petrobrás, Prefeitura de São Paulo, Schneider Electric, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Sicredi, Telefônica, Unilever, Visteon entre outras.

Prof. Luiz Eduardo Lippel Braga - Administrador de empresas e consultor empresarial em negociação e gestão estratégica de recursos humanos. É graduado em Administração de Empresas pela ESAN – Escola Superior de Administração de Negócios – PUC/SP e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela EAESP-GV – Fundação Getúlio Vargas. É professor de cursos de Pós-graduação e MBA das Faculdades Rio Branco, coordenou durante treze anos o curso de Pós-graduação em Administração de Recursos Huma nos da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, organizou cursos de Pós-graduação nas principais cidades do Estado de São Paulo e lecion ou no curso de Formação de Dirigentes UNIMED. É sócio-diretor da PLANORH – Consultoria em Recursos Humanos e consultor associado da THOMPSON Management Horizons.

Prof. Sérgio Luiz Cabrini - Professor de matemática, estatística e Administração da Produção no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Unidade Americana. Formado em Engenharia Industrial (modalidade mecânica) pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdades Integradas Maria Imaculada. Mestre em Engenharia da Produção pela UNIMEP de Piracicaba. M ais de 20 anos de experiência na área industrial (produção e manutenção) em empresas como: Goodyear, T intas Ipiranga, Açúcar União e Magal Fundição e Injeção de Alumínios. Foi coordenador do curso de Administração do UNISAL por 4 anos. Palestrante em indústrias referente a processos e motivação.

Prof. Marcelo Gomes - Economista e consultor empresarial em Gestão Financeira, com atuação em projetos de viabilidade econômica, recuperação e avaliação de empresas e negócios internacionais. É graduado em Economia, tem pós-graduação em Finanças e está cursando Mestrado em Finanças na FEA-USP. É Perito Judicial inscrito na CAMAPEC e Diretor da Braztrade Import & Export Ltda.

Prof. Sílvio Luiz Tadeu Bertoncello - Engenheiro e consultor empresarial em marketing industrial. É graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de Mogi da Cruzes – UMC, pós-graduado em Administração Industrial pela Unisantana e em Administração de Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Mestre em Administração com concentração em Marketing e Planejamento pela PUC e Doutorando em Administração pela FEA-USP. Atualmente é professor de Marketing e de Planejamento Estratégico nos cursos de pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, na Universidade Metropolitanas Unidas – UNIFMU e na Universidade Gama Filho – UGF. É sócio-diretor da JSB Consultoria, Treinamento & Intermediação Ltda., empresa de consultoria de marketing, treinamen to e intermediação de negócios.

 

DEPOIMENTOS DA TURMA 1 – 2010/2011

O Curso Formação de Consultores me ajudou a encarar mais uma possibilidade de desenvolvimento profissional fornecendo ferramentas, estímulo, criatividade e uma grande amplidão de horizontes. Toda a equipe esteve integrada e comprometida com o melhor aproveitamento. Os professores são de uma capacidade ímpar. Além da competência profissional, todos se mostraram muito envolvidos e extremamente dedicados a passar a mensagem de que podemos muito neste vasto campo de trabalho que nos espera: CONSULTORIA EMPRESARIAL

– Eu diria que é como um CALEIDOSCÓPIO, ferramenta que através do reflexo da luz exterior (oportunidades) em pequenos espelhos inclinados (mercado), apresentam, a cada movimento, combinações (organizações) variadas e agradáveis de efeito visual (a visão do próprio negócio através de outros “olhos”).

Luciane Luchese Folletto Piegas São Borja – RS

 

 

Curso excelente, conteúdo abrangente e muito satisfatório, professores com domínio dos conteúdos e clareza na sua transmissão, material didático de ótimo nível e muito bem elaborados, com isto as aulas tornaram-se proveitosas e agradáveis. Estou verificando que este investimento esta valendo a pena, porque com certeza é um curso que vai ser de grande utilidade na minha vida profissional. Parabéns.

 

Maribel Wilhelms    Contadora   Porto Alegre – RS

 

 

 

Trata-se de um curso excelente, ministrado por professores altamente qualificados, conhecedores das práticas atuais de mercado. Logo que fiquei sabendo da possibilidade do curso, através de email recebido do Corecon/RS, fiquei extremamente empolgado com a idéia, tendo em vista que, desde abril de 2010, sonho em atuar como consultor. Através do curso, pude ampliar os conhecimentos que já tinha, fazer inúmeros contatos, vislumbrar algumas necessidades do mercado, enfim, uma idéia que era embrionária em abril de fato tornou-se algo plenamente possível de ser alcançado. Através do curso, me surgiram novas oportunidades, as quais agora estou aproveitando. Excelente curso, recomendo!

 

Ricardo Lucas Lobo     Economista Porto Alegre – RS

 

 

 

A Realização do Curso de Formação de Consultores superou e muito as minhas expectativas profissionais, pois com ele consegui enxergar as oportunidades que a carreira de consultor pode nos proporcionar, bem como os resultados que o trabalho pode nos trazer seja no âmbito profissional, pessoal, social e financeiro. Professores qualificados com grande experiência transmitem as informações mais recentes nas mais diversas áreas de atuação, o curso estimula a uma visão mais estratégica das organizações, apresentando os gargalos que muitas empresas possuem seja na área administrativa, financeira, recursos humanos e ou demais área. O curso de Formação de Consultores além de apresentar os problemas das organizações, logicamente preparo o futuro consultor a atuar de forma assertiva, identificando problemas e gerando soluções, para que assim empresas e empresários se tornem mais competitivos no mercado, gerando valor e benefícios a toda sociedade.

Com certeza este é um curso que recomendo a todo profissional que tenha ambição de empreender em uma nova carreira a de “Consultoria ou Consultor”

Pablo Henrique B. Souza   Gestor Comercial   Passo Fundo – RS