9ª Turma do Curso de FORMAÇÃO DE CONSULTORES

Data de início: em 02 de agosto de 2014.

Horário: aos sábados, das 8h00 às 17h00, com intervalo de 1 hora para almoço. Carga horária total de 64 horas. Um sábado por mês de aula.

Material: Certificado de presença, apostila com material apresentado em sala de aula e coffee-break no período da manhã e da tarde.

Valor: Matrícula de R$350,00 + 8 mensalidades de R$ 350,00, cada.

Pagamentos com Desconto:

  • Inscrições até 02 de julho terão 10% de desconto na matrícula e nas 8 mensalidades

Local das aulas: sede do SENGE/RS – Av Érico Veríssimo, 960 (estacionamento próprio gratuito)

Informações e Inscrições: em Porto Alegre, na RESULTATO Projetos Empresariais:

 

– Site:  www.resultato.com.br
– Telefone: (51) 3779.8557
– Email: resultato@resultato.com.br

 

A abertura da nona turma do curso de Formação de Consultores vem atender à crescente demanda de alunos no Rio Grande do Sul e em Santa Catariana que desejam atuar como Consultores Empresariais Internos e Externos e, assim, ampliar a possibilidade de aplicar seus conhecimentos junto às empresas.

As aulas dessa nova Turma do Curso Formação de Consultores começam no dia 02 de agosto de 2014 em Porto Alegre. Serão oito módulos, um sábado por mês, até o dia 07 de março de 2015. Esse horário facilita deslocamento de boa parte dos alunos que vem do interior do Estado e de Santa Catarina.

Para a RESULTATO e CEGENTE, promotores do curso, a expansão econômica do País abre oportunidades de trabalho de consultoria especializada para profissionais de todas as áreas que pretendem novo foco na sua carreira. Com a ampliação de oportunidades no mercado de trabalho, a abertura da Nona Turma no início do segundo semestre de 2014 vem atender a demanda dos profissionais pelo Curso.

Consultor é o profissional que diagnostica e formula soluções para problemas empresariais, que podem ter origem em qualquer área da empresa, técnica, operacional ou administrativa.

 

Objetivo: Apresentar modelos práticos e consagrados de análise e de gestão para que com eles oConsultor possa direcionar as empresas a se posicionarem adequadamente frente à concorrência e assim participem ativamente do momento de expansão que a economia está oferecendo.

 

Programa:

1º Módulo (02 de agosto de 2014) – TÉCNICAS DE CONSULTORIA
- O que é Consultoria

– Características do consultor
– Mercado de Consultoria
– Prospecção de Clientes

 

- Plano de Negócios
– Criação de Negócio (Consultoria)

– Finalidade do Business Plan

– Elaboração do Business Plan

 

 

2º Módulo (13 de setembro de 2014) – GESTÃO ESTRATÉGICA

Planejamento Estratégico

– Matriz SWOT de Estratégias

– Modelo das Forças Concorrenciais

– Matriz de Igor Ansoff

 

- Gestão da Inovação

– Criatividade e Inovação

– Economia Criativa

– Design Thinking

 

 

3º Módulo (11 de outubro) – GESTÃO MERCADOLÓGICA

    - Gestão de Marketing

 

– Tarefas de Marketing

 

– Matriz BCG

 

– Marketing de Serviços

 

- Formação Estratégica de Preços  

 

– Política de Preços

 

– Grau de Elasticidade Demanda

 

– Estabelecimento de Preços

 

  

4º Módulo (08 de novembro de 2014) – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

 

     – Processo de Negociação

 

        – Características da Negociação

 

        – Estilos de Negociador

 

        – Etapas da Negociação

 

   

   – Propostas e Contratos

 

- Elaboração da Proposta

 

- Preço e Valor da Consultoria

 

- Modelos de Contratos

 

5º Módulo (06 de dezembro de 2014) – GESTÃO DE PESSOAS

- Desenvolvimento e Capacitação

– Capital Intelectual

– PHP

– Educação Corporativa

 

- Avaliação do Desempenho

– Meritocracia

– Matriz de Talentos

– Remuneração

6º Módulo (24 de janeiro de 2015) – GESTÃO DE PROCESSOS
  – Gestão de Processos    

– Melhoria Contínua

– Fatores Críticos

– Modelagem de Processos

 

- Gestão de Processos

– Sistema de Informação

– Business Inteligence

– Design da Informação

 

7º Módulo  (07 de fevereiro de 2015) – GESTÃO FINANCEIRA

  - Capital de Giro

– Gestão de Caixa

– Ciclo Operacional de Caixa

– NIG – Necessidade de Investimento no Giro

 

Análise Econômico-Financeira

– Indicadores

– Resultados

– EBITDA

 

 

8º Módulo (07 DE MARÇO DE 2015) – APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE NEGÓCIOS

Avaliação do desempenho dos participantes por meio do desenvolvimento e na apresentação de um Plano de Negócios de uma Empresa de Consultoria.


PROFESSORES:

Coordenador do curso e professor de Técnicas de Consultoria e Gestão Estratégica – Prof. Paulo Roberto Lucas de Oliveira:

Economista e consultor empresarial em planejamento e gestão estratégica de negócios. Graduado em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André – FEASA, pós-graduado em Administração Contábil e Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e mestre em Administração e Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto de Economia Criativa – IEC (OSCIP), Diretor do Cegente – Centro de Estudos Gente e Sócio-Diretor da LGM Consultoria. Atualmente coordena os cursos de pós-graduação em gestão de negócios nas Faculdades Integradas Rio Branco onde também dá aulas de Gestão Organizacional e Plano de Negócios, é professor de Formação de Preç os e de Matemática Financeira nos cursos de pós-graduação em finanças na PUC e professor de Planejamento de Marketing e de Administração de Serviços no MBA executivo da FAAP.

Professora de Comunicação Oral – Profa. Cibeli Ribeiro Arnaldi:

Facilitadora e Consultora de Grupos, atua desde 2001 através da Educação Experiencial no aprendizado nas áreas de Desenvolvimento de Humano, Equipes e Lideranças, Comunicação e Integração de Grupos. Facilitadora de grupos pela ADIGO (Associação para o Desenvolvimento de Indivíduos, Grupos e Organizações). Formada em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP com Mestrado pela UNESP – Botucatu. Especializou-se em Desenvolvimento de Grupos e Gestão de Pessoas. Atua através do desenvolvimento de programas vivenciais e dinâmicos, pois acredita que o aprendizado através da vivência é fonte inspiradora para a descoberta e o desenvolvimento individual.

Professor de Gestão de Pessoas e Técnicas de Negociação – Prof. Luiz Eduardo Lippel Braga: Administrador de empresas e consultor empresarial em negociação e gestão estratégica de recursos humanos. É graduado em Administração de Empresas pela ESAN – Escola Superior de Administração de Negócios – PUC/SP e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela EAESP-GV – Fundação Getúlio Vargas. É professor de cursos de Pós-graduação e MBA das Faculdades Rio Branco, coordenou durante treze anos o curso de Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, organizou cursos de Pós-graduação nas principais cidades do Estado de São Paulo e lecionou no curso de Formação de Dirigentes UNIMED. É sócio-diretor da PLANORH – Consultoria em Recursos Humanos e consultor associado da THOMPSON Management Horizons.

Professor de Gestão Financeira – Prof. Floriano Ferreira: 

Administrador de empresas e consultor especializado em gestão empresarial. Graduado em Administração de Empresas pela FATI, especializado em Gestão pela UNINOVE com extensão em Consultoria de Gestão pela PUC-SP. Publicou os livros “A Arte de fazer Bons Negócios” e “A Essência do Tempo” além de artigos em revistas de gestão. Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Sua experiência de mais de 35 anos de mercado aliada a técnicas andragógicas de ensino transferem conhecimento de forma dinâmica e prática.

 


DEPOIMENTOS DA TURMA 7 – 2013

Nessa reflexão sobre o curso, vemos como impossível não associar as nossas ansiedades ao contexto histórico, social e econômico, focando principalmente na relação entre o discurso da universidade e a discurso da empresa.

Como profissionais que trabalham no campo que envole pesquisa, inovação e otimização de processos, vivenciamos diariamente discursos inerentes à universidade que estão, em sua maioria, relacionados à produção de novos conhecimentos. Nesse âmbito, se prioriza o novo, a busca pelo desconhecido e por soluções diferenciais, envolvendo problemas de natureza aberta e caminhos desconhecidos. Esse conjunto de encaminhamentos gera um produto muito particular e específico, que é o artigo científico que pode ser visto, em termos gerais, como um dos principais produtos da universidade. É em função dos artigos e da produção científica que a universidade se impulsiona, ganha força e é reconhecida em termos de apoio financeiro público. Nesse processo, a articulação entre o novo conhecimento e o setor empresarial, pode gerar parcerias muito interessantes. Basta observar o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação para encontrarmos inúmeros casos disso.

Em outra esfera, está o setor empresarial, tem suas especificidades, seus discursos e suas necessidades. Necessidades estas que se diferenciam das encontradas por nós no meio acadêmico pois, mesmo desenvolvendo soluções que possam atendê-las, vivenciamos as mesmas somente de maneira indireta.

Foi justamente em função das diferenças entre esses dois campos de discurso que procuramos o curso de Formação de Consultores. Entendemos e vemos como um diferencial o conjunto de conhecimentos específicos que temos, que possibilitam a otimização de processos e soluções garantidos pelo suporte matemático. Entretanto, nossa maior inquietação sempre foi: como levar isso a empresas?

Passados quatro meses do início do curso, nos sentimos à vontade para dizer que já temos indícios fortes de como encaminhar esse processo, que se consolida a cada encontro por meio dos conhecimentos construídos em sala de aula e, principalmente, por meio do plano de negócios que se desenvolve paralelamente respondendo indiretamente ao nosso principal anseio. Como ponto forte do curso está a experiência prática dos professores, que  embora tratem de metodologias academicamente amparadas, apresentam aspectos que revelam o discurso que as empresas vivenciam no seu cotidiano, o que para nós está sendo fundamental.

Esse conjunto de informações, vindo do ponto de vista prático, nos permite fazer uma reflexão importante para o campo de ação no qual pretendemos adentrar que está na relação entre pesquisa e empresa. Das discussões que se desenvolveram ao longo do curso (tanto as formais como, principalmente, as informais) percebemos que a Universidade deve dar o primeiro passo em direção da empresa, pois muito daquilo que se pode oferecer ao empresário, muitas vezes, não é entendido como um problema direto. Ficou-nos mais evidente também a subordinação do conhecimento ao processo de publicação. Se por um lado  esse processo gera novos conhecimentos, por outro fecham espaços para atuação do pesquisador em empresas pois a customização do conhecimento nem sempre gera novos artigos, principalmente considerando o campo das exatas.

Embora essa visão seja geral, serve-nos de suporte para nos situarmos. Sabendo onde estamos e conhecendo o discurso do campo no qual queremos entrar, fica mais fácil de planejarmos como se dará nossa relação com os futuros clientes, buscando ações de trabalho que de fato estejam consonantes com as necessidade dos mesmos. E é justamente este suporte que estamos tendo.

 

Irmãos Dalla Vecchia

DEPOIMENTO DA TURMA 6 – 2012/2013

 

” o mercado nos apresenta a oportunidade, a Resultato e a Universidade CEGENTE nos mostram o ângulo de visão para seguirmos confiantes e com mais vontade. A metodologia utilizada é transparente, a equipe técnica com profissionais renomados que vão além das expectativas”.

 

Forte abraço,

Debi Merlin

 

DEPOIMENTOS DA TURMA 1 – 2010/2011

O Curso Formação de Consultores me ajudou a encarar mais uma possibilidade de desenvolvimento profissional fornecendo ferramentas, estímulo, criatividade e uma grande amplidão de horizontes. Toda a equipe esteve integrada e comprometida com o melhor aproveitamento. Os professores são de uma capacidade ímpar. Além da competência profissional, todos se mostraram muito envolvidos e extremamente dedicados a passar a mensagem de que podemos muito neste vasto campo de trabalho que nos espera: CONSULTORIA EMPRESARIAL

– Eu diria que é como um CALEIDOSCÓPIO, ferramenta que através do reflexo da luz exterior (oportunidades) em pequenos espelhos inclinados (mercado), apresentam, a cada movimento, combinações (organizações) variadas e agradáveis de efeito visual (a visão do próprio negócio através de outros “olhos”).
Luciane Luchese Folletto Piegas – São Borja – RS

Curso excelente, conteúdo abrangente e muito satisfatório, professores com domínio dos conteúdos e clareza na sua transmissão, material didático de ótimo nível e muito bem elaborados, com isto as aulas tornaram-se proveitosas e agradáveis. Estou verificando que este investimento esta valendo a pena, porque com certeza é um curso que vai ser de grande utilidade na minha vida profissional. Parabéns.
Maribel Wilhelms – Contadora Porto Alegre – RS

Trata-se de um curso excelente, ministrado por professores altamente qualificados, conhecedores das práticas atuais de mercado. Logo que fiquei sabendo da possibilidade do curso, através de email recebido do Corecon/RS, fiquei extremamente empolgado com a idéia, tendo em vista que, desde abril de 2010, sonho em atuar como consultor. Através do curso, pude ampliar os conhecimentos que já tinha, fazer inúmeros contatos, vislumbrar algumas necessidades do mercado, enfim, uma idéia que era embrionária em abril de fato tornou-se algo plenamente possível de ser alcançado. Através do curso, me surgiram novas oportunidades, as quais agora estou aproveitando. Excelente curso, recomendo!
Ricardo Lucas Lobo – Economista Porto Alegre – RS

A realização do Curso de Formação de Consultores superou e muito as minhas expectativas profissionais, pois com ele consegui enxergar as oportunidades que a carreira de consultor pode nos proporcionar, bem como os resultados que o trabalho pode nos trazer seja no âmbito profissional, pessoal, social e financeiro. Professores qualificados com grande experiência transmitem as informações mais recentes nas mais diversas áreas de atuação, o curso estimula a uma visão mais estratégica das organizações, apresentando os gargalos que muitas empresas possuem seja na área administrativa, financeira, recursos humanos e ou demais área. O curso de Formação de Consultores além de apresentar os problemas das organizações, logicamente preparo o futuro consultor a atuar de forma assertiva, identificando problemas e gerando soluções, para que assim empresas e empresários se tornem mais competitivos no mercado, gerando valor e benefícios a toda sociedade.
Com certeza este é um curso que recomendo a todo profissional que tenha ambição de empreender em uma nova carreira a de “Consultoria ou Consultor”
Pablo Henrique B. Souza – Gestor Comercial Passo Fundo – RS