8ª Turma do Curso de FORMAÇÃO DE CONSULTORES

Data de início: em 10 de agosto de 2013.

Horário: aos sábados, das 8h00 às 17h00, com intervalo de 1 hora para almoço. Carga horária total de 64 horas. Um sábado por mês de aula.

Material: Certificado de presença, apostila com material apresentado em sala de aula e coffee-break no período da  manhã e da tarde.

Valor: Matrícula de R$350,00 + 8 mensalidades de R$ 350,00, cada.

Os valores do Curso também poderão ser pagos em 12 parcelas, se a inscrição for realizada  através do site do CEGENTE (clique aqui)

  • Valor ESPECIAL com DESCONTO:
    as inscrições realizadas até o dia 31 de maio receberão 15% de desconto no valor total do Curso
  • as incrições realizadas até o dia  30 de junho receberão 10% de desconto no valor total do Curso

Local das aulas: sede do SENGE/RS – Av Érico Veríssimo, 960 (estacionamento próprio gratuito)

Informações e Inscrições: em Porto Alegre, na RESULTATO Projetos Empresariais:

– Site:  www.resultato.com.br
– Telefone: (51) 3779.8557
– Email: resultato@resultato.com.br” style=”color:rgb(0, 108, 183);text-decoration:none”>resultato@resultato.com.br

A abertura da oitava turma do curso de Formação de Consultores vem atender à crescente demanda de alunos no Rio Grande do Sul e em Santa Catariana que desejam atuar como Consultores Empresariais e, assim, ampliar a possibilidade de aplicar seus conhecimentos junto às empresas.

As aulas dessa nova Turma do Curso Formação de Consultores começam no dia 10 de agosto de 2013 em Porto Alegre. Serão oito módulos, um sábado por mês, até o dia 15 de março de 2014. Esse horário facilita deslocamento de boa parte dos alunos que vem do interior do Estado e de Santa Catarina.

Para a RESULTATO e CEGENTE, promotores do curso, a expansão econômica do País abre oportunidades de trabalho de consultoria especializada para profissionais de todas as áreas que pretendem novo foco na sua carreira. Com a ampliação de oportunidades no mercado de trabalho, a abertura da Oitava Turma ainda no início do primeiro semestre de 2013 vem atender a demanda dos profissionais pelo curso.

Consultor é o profissional que diagnostica e formula soluções para problemas empresariais, que podem ter origem em qualquer área da empresa, técnica, operacional ou administrativa.

Objetivo: Apresentar modelos práticos e consagrados de análise e de gestão para que com eles oConsultor possa direcionar as empresas a se posicionarem adequadamente frente à concorrência e assim participem ativamente do momento de expansão que a economia está oferecendo.

Programa:

1º Módulo (10 de agosto) – Técnicas de Consultoria
– Características do consultor
– Mercado de consultoria
– Formato da consultoria
– Prospecção de clientes
– Elaboração do Business Plan
2º Módulo (14 de setembro) – Técnicas de Negociação
- Todo consultor é um negociador – O que é realmente um negociador?
– As etapas do processo de negociação
– A importância da informação e do planejamento na negociação da consultoria
– Como apresentar uma proposta de consultoria
– Como identificar e negociar com cada estilo de negociador – postura e linguagem3º Módulo (05 de outubro) – Técnicas de Comunicação

- Comunicação Eficaz
– Fatores críticos da comunicação oral
– Linguagem corporal
– Instrumentos de Apoio
– Qualidades do profissional comunicador
– Preparação de uma apresentação
4º Módulo (09 de novembro) – Gestão Comercial
– Bens e Serviços
– Política de Preços
– Canais de Distribuição
– Estratégias de Comunicação
– Plano de Marketing
5º Módulo (07 de dezembro) – Gestão de Pessoas
- Estrutura organizacional
– Competência e desempenho
– Matriz de talentos
– Capital intelectual
– Agentes de mudanças
6º Módulo (18 de janeiro de 2014) – Gestão Estratégica
- Modelo SWOT
– Matriz de Crescimento de Igor Ansoff
– As Forças Concorrenciais de Michael Porter
– Matriz GE
– Matriz BCG
7º Módulo  (08 de fevereiro de 2014) – Gestão Financeira
- Fluxo de caixa
– Capital de Giro
– NIG – Necessidade de Investimento no Giro
– Indicadores Econômicos e Financeiros
– Captação e aplicação de recursos
8º Módulo (15 de março de 2014) – Apresentação do Plano de Negócios
Avaliação do desempenho dos participantes por meio do desenvolvimento de um Plano de Negócios para uma empresa de consultoria. Por meio de uma banca formada por especialistas, os trabalhos serão discutidos e será avaliada a viabilidade de criação dessa empresa.

PROFESSORES:

Coordenador do curso e professor de Técnicas de Consultoria e Gestão Estratégica – Prof. Paulo Roberto Lucas de Oliveira:

Economista e consultor empresarial em planejamento e gestão estratégica de negócios. Graduado em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André – FEASA, pós-graduado em Administração Contábil e Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e mestre em Administração e Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto de Economia Criativa – IEC (OSCIP), Diretor do Cegente – Centro de Estudos Gente e Sócio-Diretor da LGM Consultoria. Atualmente coordena os cursos de pós-graduação em gestão de negócios nas Faculdades Integradas Rio Branco onde também dá aulas de Gestão Organizacional e Plano de Negócios, é professor de Formação de Preç os e de Matemática Financeira nos cursos de pós-graduação em finanças na PUC e professor de Planejamento de Marketing e de Administração de Serviços no MBA executivo da FAAP.

Professora de Comunicação Oral – Profa. Vivien Chivalski:
Consultora organizacional, jornalista com especialização em Marketing e Comunicação Organizacional pela USP; ministra há mais de 20 anos palestras e seminários em especial nas áreas de Comunicação Corporativa, Cultural. É redatora e atua como jornalista empresarial analisando ferramentas e veículos de melhor Comunicação Interna, Formação de Comunicadores, Redação Empresarial, Adaptação alcance para diferentes públicos, como também implantando e gerenciando programas específicos de comunicação interna em organizações. Foi responsável pela condução de campanhas culturais e produção de livros, jornais, catálogos institucionais, textos empresariais, conteúdos eletrônicos. Profissional com vivência no exterior, participou de projetos em parceria com as universidades americanas de San Diego e Carolina do Sul. Na área organizacional, desenvolveu projetos e treinamentos em diversas organizações como Companhia Brasileira de Alumínio, Companhia Suzano de Papel e Celulose, BD, Correios, Ford Motor Company, Fundação Bradesco, Fosfértil, General Motors, IBM, Indiana Seguros, Leroy Merl in, Mercur, Petrobrás, Prefeitura de São Paulo, Schneider Electric, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Sicredi, Telefônica, Unilever, Visteon entre outras.

Professor de Gestão de Pessoas e Técnicas de Negociação – Prof. Luiz Eduardo Lippel Braga: Administrador de empresas e consultor empresarial em negociação e gestão estratégica de recursos humanos. É graduado em Administração de Empresas pela ESAN – Escola Superior de Administração de Negócios – PUC/SP e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela EAESP-GV – Fundação Getúlio Vargas. É professor de cursos de Pós-graduação e MBA das Faculdades Rio Branco, coordenou durante treze anos o curso de Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, organizou cursos de Pós-graduação nas principais cidades do Estado de São Paulo e lecionou no curso de Formação de Dirigentes UNIMED. É sócio-diretor da PLANORH – Consultoria em Recursos Humanos e consultor associado da THOMPSON Management Horizons.

Professor de Gestão Financeira – Prof. Joaquim Ramalho:
Economista e consultor especializado na Área Econômico-Financeira de Investimentos. É graduado em Ciências Econômicas pela FITO – Osasco, especialista com pós-graduação em Administração Financeira pelas Faculdades Campos Salles e Mestre em Administração e Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Atualmente é professor de Economia Empresarial e de Finanças Corporativas nas Faculdades Rio Branco. Congressista e palestrante, é Diretor do INPA – Instituto de Pesquisa e Assessoramento, atuando nas áreas econômico-financeira, pesquisa, treinamento, educação, avaliação e recuperação de empresas. Em 2005 recebeu o título de Comendador com a Comenda do Mérito da Educação e Integração, recebeu também a Medalha de reconhecimento Franco-Americana em razão dos serviços sociais e humanitários prestados nos dois países – Paris, França, em 2005. É Diretor para o Brasil da SSU – Southern States University – EUA.


DEPOIMENTOS DA TURMA 7 – 2013

Nessa reflexão sobre o curso, vemos como impossível não associar as nossas ansiedades ao contexto histórico, social e econômico, focando principalmente na relação entre o discurso da universidade e a discurso da empresa.

Como profissionais que trabalham no campo que envole pesquisa, inovação e otimização de processos, vivenciamos diariamente discursos inerentes à universidade que estão, em sua maioria, relacionados à produção de novos conhecimentos. Nesse âmbito, se prioriza o novo, a busca pelo desconhecido e por soluções diferenciais, envolvendo problemas de natureza aberta e caminhos desconhecidos. Esse conjunto de encaminhamentos gera um produto muito particular e específico, que é o artigo científico que pode ser visto, em termos gerais, como um dos principais produtos da universidade. É em função dos artigos e da produção científica que a universidade se impulsiona, ganha força e é reconhecida em termos de apoio financeiro público. Nesse processo, a articulação entre o novo conhecimento e o setor empresarial, pode gerar parcerias muito interessantes. Basta observar o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação para encontrarmos inúmeros casos disso.

Em outra esfera, está o setor empresarial, tem suas especificidades, seus discursos e suas necessidades. Necessidades estas que se diferenciam das encontradas por nós no meio acadêmico pois, mesmo desenvolvendo soluções que possam atendê-las, vivenciamos as mesmas somente de maneira indireta.

Foi justamente em função das diferenças entre esses dois campos de discurso que procuramos o curso de Formação de Consultores. Entendemos e vemos como um diferencial o conjunto de conhecimentos específicos que temos, que possibilitam a otimização de processos e soluções garantidos pelo suporte matemático. Entretanto, nossa maior inquietação sempre foi: como levar isso a empresas?

Passados quatro meses do início do curso, nos sentimos à vontade para dizer que já temos indícios fortes de como encaminhar esse processo, que se consolida a cada encontro por meio dos conhecimentos construídos em sala de aula e, principalmente, por meio do plano de negócios que se desenvolve paralelamente respondendo indiretamente ao nosso principal anseio. Como ponto forte do curso está a experiência prática dos professores, que  embora tratem de metodologias academicamente amparadas, apresentam aspectos que revelam o discurso que as empresas vivenciam no seu cotidiano, o que para nós está sendo fundamental.

Esse conjunto de informações, vindo do ponto de vista prático, nos permite fazer uma reflexão importante para o campo de ação no qual pretendemos adentrar que está na relação entre pesquisa e empresa. Das discussões que se desenvolveram ao longo do curso (tanto as formais como, principalmente, as informais) percebemos que a Universidade deve dar o primeiro passo em direção da empresa, pois muito daquilo que se pode oferecer ao empresário, muitas vezes, não é entendido como um problema direto. Ficou-nos mais evidente também a subordinação do conhecimento ao processo de publicação. Se por um lado  esse processo gera novos conhecimentos, por outro fecham espaços para atuação do pesquisador em empresas pois a customização do conhecimento nem sempre gera novos artigos, principalmente considerando o campo das exatas.

Embora essa visão seja geral, serve-nos de suporte para nos situarmos. Sabendo onde estamos e conhecendo o discurso do campo no qual queremos entrar, fica mais fácil de planejarmos como se dará nossa relação com os futuros clientes, buscando ações de trabalho que de fato estejam consonantes com as necessidade dos mesmos. E é justamente este suporte que estamos tendo.

 

Irmãos Dalla Vecchia

DEPOIMENTO DA TURMA 6 – 2012/2013

 

” o mercado nos apresenta a oportunidade, a Resultato e a Universidade CEGENTE nos mostram o ângulo de visão para seguirmos confiantes e com mais vontade. A metodologia utilizada é transparente, a equipe técnica com profissionais renomados que vão além das expectativas”.

 

Forte abraço,

Debi Merlin

 

DEPOIMENTOS DA TURMA 1 – 2010/2011

O Curso Formação de Consultores me ajudou a encarar mais uma possibilidade de desenvolvimento profissional fornecendo ferramentas, estímulo, criatividade e uma grande amplidão de horizontes. Toda a equipe esteve integrada e comprometida com o melhor aproveitamento. Os professores são de uma capacidade ímpar. Além da competência profissional, todos se mostraram muito envolvidos e extremamente dedicados a passar a mensagem de que podemos muito neste vasto campo de trabalho que nos espera: CONSULTORIA EMPRESARIAL

– Eu diria que é como um CALEIDOSCÓPIO, ferramenta que através do reflexo da luz exterior (oportunidades) em pequenos espelhos inclinados (mercado), apresentam, a cada movimento, combinações (organizações) variadas e agradáveis de efeito visual (a visão do próprio negócio através de outros “olhos”).
Luciane Luchese Folletto Piegas – São Borja – RS

Curso excelente, conteúdo abrangente e muito satisfatório, professores com domínio dos conteúdos e clareza na sua transmissão, material didático de ótimo nível e muito bem elaborados, com isto as aulas tornaram-se proveitosas e agradáveis. Estou verificando que este investimento esta valendo a pena, porque com certeza é um curso que vai ser de grande utilidade na minha vida profissional. Parabéns.
Maribel Wilhelms – Contadora Porto Alegre – RS

Trata-se de um curso excelente, ministrado por professores altamente qualificados, conhecedores das práticas atuais de mercado. Logo que fiquei sabendo da possibilidade do curso, através de email recebido do Corecon/RS, fiquei extremamente empolgado com a idéia, tendo em vista que, desde abril de 2010, sonho em atuar como consultor. Através do curso, pude ampliar os conhecimentos que já tinha, fazer inúmeros contatos, vislumbrar algumas necessidades do mercado, enfim, uma idéia que era embrionária em abril de fato tornou-se algo plenamente possível de ser alcançado. Através do curso, me surgiram novas oportunidades, as quais agora estou aproveitando. Excelente curso, recomendo!
Ricardo Lucas Lobo – Economista Porto Alegre – RS

A realização do Curso de Formação de Consultores superou e muito as minhas expectativas profissionais, pois com ele consegui enxergar as oportunidades que a carreira de consultor pode nos proporcionar, bem como os resultados que o trabalho pode nos trazer seja no âmbito profissional, pessoal, social e financeiro. Professores qualificados com grande experiência transmitem as informações mais recentes nas mais diversas áreas de atuação, o curso estimula a uma visão mais estratégica das organizações, apresentando os gargalos que muitas empresas possuem seja na área administrativa, financeira, recursos humanos e ou demais área. O curso de Formação de Consultores além de apresentar os problemas das organizações, logicamente preparo o futuro consultor a atuar de forma assertiva, identificando problemas e gerando soluções, para que assim empresas e empresários se tornem mais competitivos no mercado, gerando valor e benefícios a toda sociedade.
Com certeza este é um curso que recomendo a todo profissional que tenha ambição de empreender em uma nova carreira a de “Consultoria ou Consultor”
Pablo Henrique B. Souza – Gestor Comercial Passo Fundo – RS