3ª Turma do Curso de Formação de Consultores

Data de início: em 30 abril de 2011.

Horário: aos sábados, das 8h00 às 17h00, com intervalo de 1 hora para almoço. Carga horária total de 64 horas. Um sábado por mês de aula.

Material: Certificado de presença, apostila com material apresentado em sala de aula e coffee-break no período da  manhã e da tarde.

Valor: Matrícula de R$290,00 + 8 mensalidades de R$ 290,00, cada.

Informações e Inscrições: em Porto Alegre, na RESULTATO Projetos Empresariais:

– Site:  www.resultato.com.br
– Telefone: (51) 3779.8557
– Email: resultato@resultato.com.br

A abertura da terceira turma do curso de Formação de Consultores vem atender à crescente demanda de alunos no Rio Grande do Sul e em Santa Catariana que desejam atuar como Consultores Empresariais.

As aulas dessa nova Turma do Curso Formação de Consultores começam no dia 30 de abril em Porto Alegre. Serão oito módulos, um sábado por mês, até o dia 26 de novembro de 2011. Esse horário facilita deslocamento de boa parte dos alunos que vem do interior do Estado e de Santa Catarina. Os participantes do interior do RS já correspondem a 53% da frequência na segunda turm do Curso, que iniciou as aulas em fevereiro.

Para a RESULTATO e CEGENTE, promotores do curso, a expansão econômica do País abre oportunidades de trabalho de consultoria especializada para profissionais de todas as áreas que pretendem novo foco na sua carreira. Com a ampliação de oportunidades no mercado de trabalho, a abertura da Terceira Turma ainda no primeiro semestre de 2011 vem atender a demanda dos profissionais pelo curso.

O consultor, explicam os promotores, é o profissional que diagnostica e formula soluções para problemas empresariais, que podem ter origem em qualquer área da empresa, técnica, operacional ou administrativa.

Objetivo: Apresentar modelos práticos e consagrados de análise e de gestão para que com eles o consultor possa direcionar as empresas a se posicionarem adequadamente frente à concorrência e assim participem ativamente do momento de expansão que a economia está oferecendo.

Programa:

1º Módulo (30 abril 11) – Técnicas de Consultoria
– Características do consultor
– Mercado de consultoria
– Formato da consultoria
– Prospecção de clientes
– Elaboração do Business Plan

2º Módulo (21 maio 11)- Gestão Comercial
– Estrutura organizacional
– Competência e desempenho
– Matriz de talendos
– Capital intelectual
– Agentes de mudanças

3º Módulo (18 junho 11)- Gestão de Pessoas
– Bens e Serviços
– Política de preços
– Canais de distribuição
– Estratégias de comunicação
– Plano de marketing

4º Módulo (09 de julho 11) – Comunicação Oral

– Comunicação eficaz
– Recursos visuais
– Preparação de uma apresentação
– Linguagem corporal
– Instrumentos de apoio

5º Módulo (20 de agosto) – Técnicas de Negociação
- Todo consultor é um negociador – O que é realmente um negociador ?
– As etapas do processo de negociação
– A importância da informação e do planejamento na negociação da consultoria
– Como apresentar uma proposta de consultoria
– Como identificar e negociar com cada estilo de negociador – postura e linguagem

6º Módulo (17 setembro 11) – Gestão Estratégica
– Modelo SWOT
– Matriz de Crescimento de Igor Ansoff
– As Forças Concorrenciais de Michael Porter
– Matriz GE
– Matriz BCG

7º Módulo (22 outubro 11) – Gestão Financeira

– Fluxo de caixa
– Capital de Giro
– NIG – Necessidade de Investimento no Giro
– Indicadores Econômicos e Financeiros
– Captação e aplicação de recursos
8º Módulo (26 novembro 11) – Apresentação do Plano de Negócios
Avaliação do desempenho dos participantes por meio do desenvolvimento de um Plano de Negócios para uma empresa de consultoria. Por meio de uma banca formada por especialistas, os trabalhos serão discutidos e será avaliada a viabilidade de criação dessa empresa.


 

PROFESSORES:

Coordenador do curso e professor de Técnicas de Consultoria e Gestão Estratégica – Prof. Paulo Roberto Lucas de Oliveira:

Economista e consultor empresarial em planejamento e gestão estratégica de negócios. Graduado em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André – FEASA, pós-graduado em Administração Contábil e Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e mestre em Administração e Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto de Economia Criativa – IEC (OSCIP), Diretor do Cegente – Centro de Estudos Gente e Sócio-Diretor da LGM Consultoria. Atualmente coordena os cursos de pós-graduação em gestão de negócios nas Faculdades Integradas Rio Branco onde também dá aulas de Gestão Organizacional e Plano de Negócios, é professor de Formação de Preç os e de Matemática Financeira nos cursos de pós-graduação em finanças na PUC e professor de Planejamento de Marketing e de Administração de Serviços no MBA executivo da FAAP.

Professora de Comunicação Oral – Profa. Vivien Chivalski:

Consultora organizacional, jornalista com especialização em Marketing e Comunicação Organizacional pela USP; ministra há mais de 20 anos palestras e seminários em especial nas áreas de Comunicação Corporativa, Cultural. É redatora e atua como jornalista empresarial analisando ferramentas e veículos de melhor Comunicação Interna, Formação de Comunicadores, Redação Empresarial, Adaptação alcance para diferentes públicos, como também implantando e gerenciando programas específicos de comunicação interna em organizações. Foi responsável pela condução de campanhas culturais e produção de livros, jornais, catálogos institucionais, textos empresariais, conteúdos eletrônicos. Profissional com vivência no exterior, participou de projetos em parceria com as universidades americanas de San Diego e Carolina do Sul. Na área organizacional, desenvolveu projetos e treinamentos em diversas organizações como Companhia Brasileira de Alumínio, Companhia Suzano de Papel e Celulose, BD, Correios, Ford Motor Company, Fundação Bradesco, Fosfértil, General Motors, IBM, Indiana Seguros, Leroy Merl in, Mercur, Petrobrás, Prefeitura de São Paulo, Schneider Electric, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Sicredi, Telefônica, Unilever, Visteon entre outras.

Professor de Gestão de Pessoas e Técnicas de Negociação – Prof. Luiz Eduardo Lippel Braga:

Administrador de empresas e consultor empresarial em negociação e gestão estratégica de recursos humanos. É graduado em Administração de Empresas pela ESAN – Escola Superior de Administração de Negócios – PUC/SP e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela EAESP-GV – Fundação Getúlio Vargas. É professor de cursos de Pós-graduação e MBA das Faculdades Rio Branco, coordenou durante treze anos o curso de Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, organizou cursos de Pós-graduação nas principais cidades do Estado de São Paulo e lecionou no curso de Formação de Dirigentes UNIMED. É sócio-diretor da PLANORH – Consultoria em Recursos Humanos e consultor associado da THOMPSON Management Horizons.

Professor de Gestão Financeira – Prof. Joaquim Ramalho:

Economista e consultor especializado na Área Econômico-Financeira de Investimentos. É graduado em Ciências Econômicas pela FITO – Osasco, especialista com pós-graduação em Administração Financeira pelas Faculdades Campos Salles e Mestre em Administração e Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Atualmente é professor de Economia Empresarial e de Finanças Corporativas nas Faculdades Rio Branco. Congressista e palestrante, é Diretor do INPA – Instituto de Pesquisa e Assessoramento, atuando nas áreas econômico-financeira, pesquisa, treinamento, educação, avaliação e recuperação de empresas. Em 2005 recebeu o título de Comendador com a Comenda do Mérito da Educação e Integração, recebeu também a Medalha de reconhecimento Franco-Americana em razão dos serviços sociais e humanitários prestados nos dois países – Paris, França, em 2005. É Diretor para o Brasil da SSU – Southern States University – EUA.

Professor de Gestão Comercial – Prof. Sílvio Luiz Tadeu Bertoncello:

Engenheiro e consultor empresarial em marketing industrial. É graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de Mogi da Cruzes – UMC, pós-graduado em Administração Industrial pela Unisantana e em Administração de Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Mestre em Administração com concentração em Marketing e Planejamento pela PUC e Doutorando em Administração pela FEA-USP. Atualmente é professor de Marketing e de Planejamento Estratégico nos cursos de pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, na Universidade Metropolitanas Unidas – UNIFMU e na Universidade Gama Filho – UGF. É sócio-diretor da JSB Consultoria, Treinamento & Intermediação Ltda., empresa de consultoria de marketing, treinamento e intermediação de negócios.

 


DEPOIMENTOS DA TURMA 1 – 2010/2011

 

O Curso Formação de Consultores me ajudou a encarar mais uma possibilidade de desenvolvimento profissional fornecendo ferramentas, estímulo, criatividade e uma grande amplidão de horizontes. Toda a equipe esteve integrada e comprometida com o melhor aproveitamento. Os professores são de uma capacidade ímpar. Além da competência profissional, todos se mostraram muito envolvidos e extremamente dedicados a passar a mensagem de que podemos muito neste vasto campo de trabalho que nos espera: CONSULTORIA EMPRESARIAL

– Eu diria que é como um CALEIDOSCÓPIO, ferramenta que através do reflexo da luz exterior (oportunidades) em pequenos espelhos inclinados (mercado), apresentam, a cada movimento, combinações (organizações) variadas e agradáveis de efeito visual (a visão do próprio negócio através de outros “olhos”).
Luciane Luchese Folletto Piegas – São Borja – RS

 

Curso excelente, conteúdo abrangente e muito satisfatório, professores com domínio dos conteúdos e clareza na sua transmissão, material didático de ótimo nível e muito bem elaborados, com isto as aulas tornaram-se proveitosas e agradáveis. Estou verificando que este investimento esta valendo a pena, porque com certeza é um curso que vai ser de grande utilidade na minha vida profissional. Parabéns.
Maribel Wilhelms – Contadora Porto Alegre – RS

 

Trata-se de um curso excelente, ministrado por professores altamente qualificados, conhecedores das práticas atuais de mercado. Logo que fiquei sabendo da possibilidade do curso, através de email recebido do Corecon/RS, fiquei extremamente empolgado com a idéia, tendo em vista que, desde abril de 2010, sonho em atuar como consultor. Através do curso, pude ampliar os conhecimentos que já tinha, fazer inúmeros contatos, vislumbrar algumas necessidades do mercado, enfim, uma idéia que era embrionária em abril de fato tornou-se algo plenamente possível de ser alcançado. Através do curso, me surgiram novas oportunidades, as quais agora estou aproveitando. Excelente curso, recomendo!
Ricardo Lucas Lobo – Economista Porto Alegre – RS

 

A Realização do Curso de Formação de Consultores superou e muito as minhas expectativas profissionais, pois com ele consegui enxergar as oportunidades que a carreira de consultor pode nos proporcionar, bem como os resultados que o trabalho pode nos trazer seja no âmbito profissional, pessoal, social e financeiro. Professores qualificados com grande experiência transmitem as informações mais recentes nas mais diversas áreas de atuação, o curso estimula a uma visão mais estratégica das organizações, apresentando os gargalos que muitas empresas possuem seja na área administrativa, financeira, recursos humanos e ou demais área. O curso de Formação de Consultores além de apresentar os problemas das organizações, logicamente preparo o futuro consultor a atuar de forma assertiva, identificando problemas e gerando soluções, para que assim empresas e empresários se tornem mais competitivos no mercado, gerando valor e benefícios a toda sociedade.
Com certeza este é um curso que recomendo a todo profissional que tenha ambição de empreender em uma nova carreira a de “Consultoria ou Consultor”
Pablo Henrique B. Souza – Gestor Comercial Passo Fundo – RS